domingo, setembro 02, 2007

InterRail 2007

Ora é verdade sempre Fui ....
Eu e o meu primo Ricardo lá fomos por essa Europa Fora sem destino onde durante 23 alucinantes dias estivemos em :

7 Paises (Portugal, Espanha, Itália,Grécia,Austria,Slovaquia e Suiça).

20 Cidades e Aldeia.

4 Mares ( Mediterrânio , Tirrenio , Adriático e Ionico).

Isto tudo percorrido por Avião , Comboio, Taxi, Metro,Bus, Ferry e muitos Kilometros a Pé.

Ora então vamos lá :

1- LISBOA

Dia 2 de Agosto partimos com aquele bichinho na barriga de não saber o que nos espera,com mochilas ás costas cheias de tralha e pesadas para burro,fomos cedo com medo de perder o Avião marcado do Porto para Girona.
Lá acordei o Pai para cravar uma boleia de BMW para Santa Apolónia e lá fomos ...Ups esquecemos da merenda que a Mãe fez com tanto carinho e que falta nos fez ...

Duas passagens para o Porto no IC e lá foram os primeiros 20 euros.

2 -PORTO
Depois de cerca de 2 horas de viagem tranquila lá chegamos ao Porto Carago !!!!!!

Enquanto olhávamos para o "novo" Metro do Norte para ver como ir para o Aeroporto , lembrei-me " ... Primo , nunca comi uma Francesinha ...)
lá fomos com os 60 quilos de mochila repartidos em 4 ombros ainda frescos rua a baixo pela Avenida dos Aliados , depois de comprar no chinês uma bolsa para a cintura deu-me mesmo aquele aperto no estômago e lá encontramos uma café com as ditas Francesinhas " ... É já aqui ..."
. .

.... Bon Appettit!!! sim acho que não era a melhor do Porto mas estava bem boa!!!

Caminho até ao Douro... tivemos de parar um pouco para respirar , a minha tshirt já pingava, tempo a para a foto da praxe . Há anos que não andava pela Ribeira continua Mágico aquele lugar...
"...Primo agora é sempre a Subir ...", ui o Metro ainda era longe sorte é que apanhamos o "Funicular dos Guindais" que sobe directamente até a Batalha onde apanhamos o Metro até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Depois de umas 3 horas de espera e de ter de deixar para trás a bilha do Gaz Camping lá partimos na RYANAIR destino Girona Espanha .

3 -GIRONA

Chegamos a Girona (que fica nas periferia de Barcelona) por volta das 23h00 onde tínhamos de apanha outro vôo para Milao ás 06h30 ... Por isso ... Dormimos no Aeroporto . Ainda estávamos "Verdes" em dormir no meio do chão mas quando olhamos para o átrio do Aeroporto ficamos logo á vontade pois estavam dezenas de pessoas a Roncar por todo o lado.

"...Já comia(RT)"

Tinha levado um arroz que era só aquecer 2 minutos no mico ondas e já estava ...o Pior era não ter esse electrodoméstico , por isso , mamei o maravilhoso "Arroz com Salchichas " um pouco cru mas foi . Comi sentado no chão fora no Aeroporto onde o cheio a gado ...Vacas mesmo...era imundo, RF comprar um Bolo e pouco depois lá fomos encontrar um espaço para pernoitar . Não dormi nada pois andava um Palhaço de um funcionário com um carro a limpar o chão ,limitava-se a limpara os poucos espaços vazios onde não havia gente a dormir no saco cama ou sentados nas cadeiras desconfortáveis.

. .

...Lá passaram as 5 malditas horas e era tempo de fazer o Check-In para Itália.

"Que Puta Madre" da gaja que nos atendeu não devia de se ter consolado o suficiente de noite que vinha cá com um feitio , Porraaaa!!!. Primeiro queria que eu paga-se a tenda á parte e depois tinha de desmanchar as malas porque não cabia lá numa curva. depois é que reparou que eu tinha pago 4 malas , lá teve o primo de levar os sacos-cama na mão .

Depois de mais 1 hora á espera lá partimos ...cerca de 2h00 para Milão ...valeu pelo nascer do Sol.

4 - Milão

Chegada a Bergamo com tempo para comer umas bolachas e 7 € de Bus para Milão , o tempo não ajudava, estava calor mas as nuvens abundavam , ao ver prédios e mais prédios ao longo do percurso vimos logo que não iríamos ficar muito tempo nesta paragem. E assim foi, chegamos ao terminal dos comboios, que só por si é um monumento magnifico, deparámo-nos com o Inicio do nosso verdadeiro Interrail. hora de almoço e começamos a nos aperceber que as Cidades em Itália eram maiores do que aquele pedaço marcado no Mapa.

Depois de vermos como funciona a o Interrail ( sim, que nem tudo é gratuito, pois há passagens onde temos de pagar suplemento) reparamos que tínhamos um comboio para Veneza em 15 minutos ...vamos não vamos ... decidimos ir . O RF tinha ido comprar algo para comermos e eu a stressar pois via o tempo a andar . Faltava 1 minuto e lá fomos a correr para o comboio .

Quando entrei vi o drama que era aquele comboio, não tínhamos lugar para sentar pois o comboio estava a abarrotar ,ficamos então na zona de passagem para o WC, zona essa que pelo menos dava para me sentar em cima da própria mala, mas quando alguém decidia passar tinha de me levantar... e assim foi durante 4 horas .... Sorte a minha que o RF começou a meter conversa com uma Italiana de olhos verdes lindos muito simpática que estava também sentada no meio do corredor ao nosso lado, ela era de Milão e trabalhava num CallCenter estava a estudar artes e era muito simpática, o meu primo continuou a falar o seu magnifico "IngloItalianoPortuguês " ,enquanto eu ia ao WC fumar um cigarro e largar a urina . Quando entrei na casa de banho deparei-me com um buraco , sim um buraco era a casa de banho , tinha uma pia com um buraco directo para a rua ,um vidrinho todo cagado e uma torneira que pingava menos liquido do que a minha própria mangueira, nunca tinha mijado ao mesmo tempo que contava as travessas de madeira que alinham as linhas com aquele som característico do "truk truk" em andamento . Pelo menos tinha papel á farta e não cheirava mal mas para primeiro comboio de interrail foi um Inferno. ( Só pensava que iria ser sempre assim nas próximas viagens...).
A nossa nova amiga saiu mais cedo e lá fomos até Veneza.

___________________________________________________________________

5- VENEZA

Chegamos ainda de tarde , a confusão turística era imensa, nunca tinha visto tanta gente de todo o lado do Mundo em tão pouco espaço.

..." Primo estou com fome , vamos comer uma Pisa :-)" ( pronto lá estava eu com fome outra vez ). Enquanto o RF foi a "Toilette " eu pedia umas fatias de Pisa marguerita ( a mais barata) e Coca-Cola.

Saímos da Central de Comboios e deparamos logo com as famosas "Gondolas" atracadas no Cais , pois Veneza é Ruas de agua e pontes , com casas altas e de cores quentes mas com uma Luz inexplicável .Enquanto encostávamos as malas num canto e tirávamos as primeiras fotos Turísticas apareceu uma menina Loira toda gira a perguntar se queríamos dormida ???. Dormíamos por 20€ os dois numa tenda com cama e tínhamos direito a piscina,Jacuzzi e Bus para Veneza ( em 15 minutos ). Fomos um pouco com medo para onde iríamos , mas foi o melhor que encontrámos , Esperámos pelo Bus já cheio de pessoal pronto para o mesmo Camping. Fui...(http://www.ecvacanze.it/new/home_albadoro.htm ).

Depois de Fazer o Check-In no Camping fomos para o nosso "quarto" , este uma tenda em lona porreira com duas camas lá dentro e cadeado no fecho... Pôr malas, vestir os calções e saltar para Piscina ...bar, "Jacuzzi" e salão de Jogos á nossa espera.

.. .

Bus 1 euro e 15 minutos de viagem lá chegamos a Venezia, é uma comuna Italiana da região de Vêneto,conhecida pelos seus canais repleto de Gondolas , a musica clássica é ouvida em todos os cantos e a luz natural em contraste com a multicolor das fachadas enormes dos edifícios revertem a favor do Romance.

Ruelas cheias de turistas a deambular pasmados pelas vitrinas das montras cheias de mascaras carnavalescas e souvenirs.
36º ao Meio-Dia , tempo para uma pausa e 1€ por um copo de fruta fresca em pedaços que sabia mesmo bem lá continuávamos a ver igrejas e canais de agua onde a policia ,bombeiros, taxis , etc... é tudo barcos .
Praça de São Marcos é inesperadamente maravilhosa com a sua Basílica , o Palácio dos Goges, o Campanário e toda a praça se completam numa obra bem ao estilo Bizantino.O que me custa mais é ter de se pagar para ver cada edifício ( só nesta praça para entrar em tudo não se gasta menos de 25€) e antes de se sentarem nas esplanadas cobertas de musica envolvente com músicos de violino ao ombro melodiando música aos nossos ouvido , vejam os preços do lanche pois um café custa 5€ , Uma tosta mista em baguete pequena com uma sumo compal custava 17€, muito caro ,principalmente para um "backpacker" como eu .

Depois de tirar umas fotos , de dar milho aos milhões de Pombos que por ali vivem, de ver os Iates Gigantes atracado e a famosa Ponte Rialto ....."Primo, tenho fome".......

Encontrámos um restaurante porreiro, com bom aspecto e com um cheirinho fantástico ..." Una pizza Calzone e una Porcini Fettuccine "...estavam divinais mas pronto ai está Pizza 15€ 4 cervejas....18€, há pois é BéBé!!!!

Fim de tarde já com quilómetros a pé percorridos estávamos de volta ao Camping para mais um fim de tarde na piscina com Jacuzzi, vestir calções e toca a dormir naquela água a borbulhar rodeados de meninas inglesas a perguntar de onde vínhamos e para onde íamos a seguir .....

Depois de um óptimo banho quente de chuveiro e de roupinha lavada estávamos prontos para a noite , o cansaço do dia era evidente e no próximo dia era altura de partir para Áustria. Jantamos no próprio restaurante do Camping muito giro com Bom atendimento Italianas :-)

Estava a falar com o meu primo em português e de repente aparece a empregada pergunta o que queria...." Una Pizza Napoletana " e ela responde "Prego" ( que significa do tipo O.K em Italiano ) ..e eu meio sem pensar e hipnotizado com os olhos verde esmeralda da menina :-) respondi ... No quero um prego quero uma Pizza " ...lololololollllloolll o Meu primo desatou a rir porque ela continuava a dizer "prego " e eu não Pizza" Prego Pizza lollheheh foi só rir .

Depois de explicar que "Prego" era um pão com um bife dentro ela lá sorriu deste palhaço turista tuga e trouxe as Pizzas ..mas sem prego.
A noite estava quente ,a cerveja não era má , acabámos de jantar e fomos para o Pub ouvir um som. O pub era muito estilo Inglês, com Snooker e happy hour de Cerveja até á 00h00, mas estava muito calor lá dentro por isso fomos para a esplanada beber um cerveja ,sim que cada cerveja era de 66cl e não havia mais pequena .Esplanada repleta de gente de todos os cantos do mundo a falarem multiplas linguas , nós ainda um pouco recatados apenas ouvíamos e conversávamos com o dialecto.....mais umas cervejas passam por aqui.....naquele turbilhão de comunicação comecei a ouvir , "Nossa"Porra" Puxa Vida"....Epá aquele é Brazuca !!!

Brasileiro de 28 anos jornalista que se chateou da vida monótona que tinha e partiu para a Austrália para aprender melhor o Inglês ( granda maluco). Entretanto conheceu lá a sua namorada que é Italiana e tinha um sorriso lindo , e naquele momento estavam a passar uns dias em veneza e iam partir para Portugal para conhecer ...Foi a noite toda os quatro a falarem em "BrasiloTugaIgloItaliano" sobre Autrália, Itália, Brazil e Portugal .

Lá me fui deitar meio torto para a tenda com cama e dormir um pouco porque amanha é dia de Áustria ....
___________________________________________________________________

5 - Vienna de Áustria

Acordar cedo , fazer as malas , umas sandes para a viagem e despedir do Camping , agora era Áustria.

Só havia comboio ás 14h30 , ainda demos uma volta por Veneza ( deu para comprar uns postais e os "Pins" que o meu primo começou a coleccionar), o tempo custava a passar, o calor apertava e a anciedade teimava em aparecer.
..." Ricardo, está na hora !!!""...

Ao entrármos no comboio verificamos que o nosso bilhete era para dois acentos e não numa cabine hummmm...Como bons Portugueses que somo ficamos numa cabine vazia até nos mandarem embora heheheh.......Bye Bye Veneza....

..." Primo estou com fome ..."

Esta viagem tinha uma duração de 7h00 até Vienna e só de pensar nisso deu-me fome , este comboio era muito porreiro , tinha cabines de fomadores , casas de banho dignas e vagão Restaurante .
Um Hamburger para mim e para o Ricardo uma "Gulaschsuppe" ( tipo sopa de tomate com tostas ) uma Cola e para mim um Copo de vinho "chardonnay classic" francês ( 2.60€ este copo ufa).
Demorámos umas horas a comer pois vinhamos a falar do passado , o presente e o futuro da nossa viagem.

Fronteira de BoscoVerde , local de paragem 20 minutos para mudarem a locomotiva Italiana por uma Áustrieca. Vim cá fora apanhar um pouco de ar e ver a maravilhosa vista daquele local único. Os Alpes são magnificos , é tudo Verde Verde Verde, parecia que estava nos montes do "Música do Coração" ou na " Heidi", as casas são todas em madeira com telhados altos e esguios por causa da Neve no Inverno. A água que corre no rio era verde esmeralda limpida que só dava vontade de beber, bem , lá chegaram os "simpáticos" dos Áustriecos a pedir os documentos com um ar frio de Nazís.

...Que Viagem .....

2 Comments:

Blogger Katamina said...

Estou ansiosa pela continuação :D mas ainda bem que já voltaste

12:50 da manhã
Blogger Paula said...

Concordo com a Catarina, mas vê se actualizas o teu blog, o pessoal anda aqui a espera de novidades e nada...