terça-feira, agosto 28, 2007

11- BARI

Adeus Grécia, de volt a Itália , já de noite apanhamos ou cruzeiro para ir para Bari , encontrámos um lugar para pernoitar pois os dias gregos foram duros e tínhamos os sonos todos trocados e então toca a dormir , bem o Ricardo foi 10 segundos para roncar eu ainda fui ver como era este cruzeiro mas o sono foi mais forte .

Já o Sol raiava e chegávamos ao sul de Itália, Bari é o porto marítimo principal da zona oeste do País, estivemos cerca de 1 hora só para atracar onde estavam cerca de 3 cruzeiros á nossa frente.

…”Ricardo estou com Fome “….

Mochila ás costas e um Bus até á Estação de Comboios, possas mais 4 horas á espera do comboio para Roma, vamos mas é comer pizza J, ir á casa de banho do Mac. E dar uma volta pela cidade, a ruas em Itália nunca mais acabam e encontramos uns banquinhos memo porreiros …Aquilo é que foi dormir heheheh .

Bem depois de uma soneca maravilhosa, toca a ir para a Gare pois já falta pouco para partir ….Comboio porreiro novo e rápido, arranjámos umas fatias de pizza para levar e tínhamos umas Americanas loiras mas burras que só falavam mal dos Pais e dos namorados, mas deu para aturar ….. “Romanos os Gauleses Tugas vão a caminho”...

12-ROMA

Chegados a Roma, cansados e sem sitio para dormir fomos “burlados” pelos angariadores de dormidas nos Hostels que dão informações, …”há é só 15 euros cada e é só descer a rua é já aliem baixo…” , já era meia noite e sem pensar muito aceitamos e lá fomos rua a baixo com as mochilas ás costas e cheios de sono , nunca mais encontrávamos o Maldito Hostel e cada vez gostávamos menos por onde estávamos a passar , era como passar no Intendente á noite mas cheios de tralha ás costas , depois de desesperar perguntámos a um gajo onde era o hostel , olha é Tuga heheh estava bêbado e ia para a Menina passar a sua noite , ele disse que era ali ao pé no 1º andar de um Prédio mais antigo que os Menires do Obelix .

http://www.enjoyhostel.com/ , só para terem um ideia , este Hostel era um apartamento com 3 quartos onde no nosso dormiam 8 pessoas ,tinha um marroquino fininho mas simpático á entrada ,quando chegamos o elevador não funcionava , na cozinha só cabiam 2 pessoas e já lá estava um barbudo com a “amiga” , a casa de banho era só mesmo para urinar , depois tinha um corredor com fotos de gatinhos e a “Mona Lisa” de mamas de fora ,apesar do ar macabro até estava limpinho tão limpinho que até tinhas peúgas a secar nas escadas dos beliches…. Bem tinha mesmo de ser ali, deixámos as malas,fomos beber uma cerveja e depois fomos dormir ao pé do Marroquino com a rabo de fora heheheh.

Quando acordámos já estava o quarto cheio de gente a dormir que entretanto tinha vindo da noite , foi acordar cedo e sair para bem longe dali , encontrámos na Net , sim que este hostel estava a cair de podre mas tinha Internet , um Camping não muito longe do centro e a preço acessível . Fomos logo para lá … http://www.villageflaminio.it/ , Isto sim era um Camping depois de chegarmos e de montarmos a tenda fomos tomar uma banho daqueles que nunca mais acabava , só para terem uma ideia este Camp. Era de 4 estrelas , no WC tinha secador e maquinas de barbear descartáveis , toma-se banho ao som de Musica clássica ( até deu para eu adormecer na Pia heheheh) era muito bem organizado, não faltava nada ali . ..Lavadinhos e prontos para mais umas caminhadas, comprar um bilhete maravilhoso de 1 Dia para todos os transportes que custava cerca de 3 euros J.

Roma é monumentalmente maravilhoso, tem muita coisa para ver mas o melhor é que tem metro para todo o lado, é sair do metro e pimbas ali está o Coliseu que é muito giro por fora (sim que por dentro já sabia que estavam em obras por isso não fomos gastar dinheiro), a cidade antiga, o Fórum romano, o Arco do Triunfo, é só andar e respirar história.

Depois de muito andar chegamos a Cidade do Vaticano , Muralhas repletas de segurança , onde os pretinhos andam a vender óculos e aqui o cigano ainda comprou por 8 euros uns Rayban réplica B. Do Vaticano o que mais gostei foi da agua das fontes que era de graça e que bem que sobe encher o bandulho de Agua benta heheheh. Ainda deu apra ver os túmulos dos Papas em que o de João Paulo II era o favorito e só podia ser pela pessoa que foi. Perguntei se gostavam do novo Papa e todo mês responderam que não ,não é uma pessoa dada ao Povo e só aparece lá na janela quando há alguma Imprensa a registar o momento . Pensava que a praça de São Pedro era maior , a nossa Fátima dá 4-0 , resta ver a Famosa guarda Suíça com os seu uniformes pirosos e as Portas todas trabalhadas a ouro .
Depois de umas sandes comidas continuámos á descoberta, chegamos a um beco onde iam todos os turistas á nossa frente e ali no meio de umas casas lá estava a Fonte das trevas ( Fontana di Trevi ) tinha ua agua límpida , os turistas eram as centenas a mandarem moedas e pedirem desejos , eu lá mandei 2 cêntimos pois o dinheiro estava a escassear.

Depois de muito cansados lá voltamos para o Camping comer qualquer coisa e dormir , aproveitei para falar com a minha amiga Mariana que mora em Viareggio para lhe fazer um visita .

hehehehehehe.....

13- PISA (Viareggio)

Depois de tudo combinado com a minha querida Mariana que já não via á anos lá partimos para Viareggio, zona onde reside a Máfia Toscana, de onde os grandes estaleiros fazer os iates como o do Abramovish ou o do Berlusconi . Mais um comboio e cerca de 3 horas depois lá estávamos á espera da nossa boleia. “ Olha ali está a Mariana, reconhecia logo dentro do carro junto ao seu marido Italiano de seu nome Luca.

Á medida que íamos para casa deles fiquei logo com boa impressão do “Ragazzo” que só sabia falar italiano e inglês , Fomos recebidos como família e por isso só posso agradecer do fundo do coração a disposição e amizade que os dois tiveram nos 3 dias em que ficámos hospedados .

Depois de malas desfeitas e de descobrir que iríamos dormir no quarto da Leonor, filha de Madalena que estava fora de férias. Fomos logo dar uma volta pela vila muito agradável Viareggio, mas sempre com um clima que aos poucos íamos percebendo da Máfia. Quando fomos ao LIDL vimos um grupo de rapazes todos cheios de estilo a chegar e o Luca disse que era um grupo de pessoal do bairro “Bronx” onde está o Núcleo da Máfia Toscana e que ninguém se atreve a ir, o que posso dizer é pelo menos…diferente.

A noite cedo chega e a barriguita já roncava … então lá fomos jantar fora a uma Pizzaria que a Margarida disse que eu iria adorar …e não se enganou ...

Pizzeria e Trattoria “ Da Nicola” , AS MELHORES PIZZAS QUE JÀ COMI NA MINHA VIDA …E AS MAIORES TAMBÉM.
O restaurante cheio de gente , e a nossa mesa já reservada pelo Luca ali estava , mandamos vir um Jarro de Coca-cola e um de Cerveja ( posso dizer que as bebidas são mais caras do que as Pizzas que Eram Só 10 € cada ). Estava um grupo grande ao nosso lado por isso as pizas demoraram um pouco a chegar, entretanto deu para por a conversa em dia. Finalmente vejo o Luca a afastar os copos da mesa para o centro …Lá vinham Elas …EnORmes, fiquei a olhar para o meu primo e apensar que não íamos comer aquilo tudo …ui há não, eram maravilhosas, massa fina feita em forno caseiro, Uma verdadeira delicia. Depois de do maravilhoso jantar foi tempo de ir descansar.

Acordamos cedo para ir para Pisa , Mariana que trabalha num Hotel já tinha saído e o Luca foi amavelmente levar-nos a Pisa. Para quem não sabe a Torre de Pisa é mesmo Torta, aquilo parece mesmo que vai cair, é um espaço muito giro pois tem logo ali no mesmo sítio a Torre de Pisa, o Baptistério de S. Giovanni, o Duomo, o CampoSanto e uma das famosas Loba amamentando Rómulo e Remo.

Depois de algumas fotografias da Praxe ao agarrar a torre ou ver que o “membro” é Torto hehehe, lá fomos dar uma volta pela Cidade, esta é cheia de pequenos pormenores com símbolos e estatuetas espalhadas a casa esquina, a Praça dos Cavaleiros é muito gira parece os filmes do Dartanhan, com os Brasões em cruz vermelha e muitos símbolos da época.

Fome....lá estava eu com fome, e para não variar pizza, um restaurante porreiro e em conta e lá foram duas pizzas abaixo, sempre com a vista da Bela Torre de Pisa. Caminhada depois de almoço para desmoer e percorrer mais umas avenidas onde saímos da muralhas que cercam a Cidade pela Cittadella, onde vimos a igreja de S. Francisco muito gira pois era feita de Tijoleira e outra Pequenina á beira Rio com esculturas maravilhosas com o nome de Santa Maria de la Spina, Digna de ser vista.

Telefonema da Mariana a dizer que vinha ter connosco, porreiro, ainda fomos ver o Duomo por dentro que era o mais baratinho 3 € que de resto era 10€ só para subir a Torre e o dinheiro já era pouco.

Depois de passear um pouco com eles fomos a uma aldeia próxima chamada Lucca , Cidade envolvida em moralhas com uma Torre que tinha arvores a nascer no cimo , com ruelas de calçada muito giras ,era dia de "Feira da ladra" onde só se via á venda material medeaval e da 2ªGuerra , entramos numa casa que só vendia armaduras de armas medeavais , muito giro mesmo .

Tempo para beber um caneco numa Pizzaria ( http://www.dagherardo.com/ ) praça principal ,dar uma visita á catedral de Sº Marinho de Lucca onde estava o homem a tocar musica clássica com copos de cristal e uns contorcionistas a fazer espectáculo e fazer algumas compras era hora de voltar para Viareggio . Na viagem a Mariana falou com o Luca para parar numa geladaria de uma amigo deles , o Mateu.

Chegámos a Capezzano Pianore, e vimos uma geladaria de Nome “ Cavallini” ( http://www.fusiontuningclub.it/sponsor_file/cavallini.htm ) , ao entrarmos vimos um senhor grande , mas mesmo Grande , era o Mateu , amigo de Luca , Mateu era o dono do estabelecimento , comecei a babar só com o aspecto dos gelados, escolhi dois sabores , e fiquei literalmente frisado a deliciar-me com aquela doce tentação , Depois de alguma conversa descobri e imaginem lá isto , o primeiro dono do Cavallini foi a pessoa que deu as receitas dos gelados ao Dono do “Santini” em Cascais , como o Mundo é pequeno , com esta conversa toda era hora de jantar.
Fomos a uma restaurante em Viareggio onde comi muito bem ( lagostins crus, grelhados, fritura de peixes e vegetais …..) se bem que um pouco caro para o nosso bolso . Ficamos bem …Dormir .

...Olha estava acordado , hehehehahaheheheh
14 – FLORENÇA

Acordamos cedo para aproveitar boleia do Luca para nos por no comboio para irmos a Florença, á chegada era logo visível a “Basílica de Maria del Fiore” , verdadeiramente magnifica, no meio daquelas ruela aparecer do nada assim tal monumento é muito interessante, rodeado de turistas por todo o lado principalmente chinocas cheios de cameras ao pescoço , á medida que tentava tirar umas fotos pois o Duomo é tão grande e as ruas tão estreitas que não é fácil , ia vendo as lojas que circundava a Catedral …” Olha vou tirar aqui uma foto á montra da “Patrizzia Pepe” para a minha Pat “… ; é claro e com muita pena que não entrámos dentro do Duomo pois não só era 13 € o bilhete como estava um fila infernal e o tempo não era muito. Á frente da Catedral está o Baptistério com as célebres Portas do Paraíso todas em bronze e Ouro com pormenores que mais parece feitos a computador.

E Agora o que já prometia há dois dias ….Começou a chover … só tivemos tempo de nos abrigar numa esquina pois começou a cair bem, ao nosso lado ouvíamos umas caralhadas …duas meninas Tugas todas molhadas hehehe. A chuva abranda e deu tempo para fugir para ao pé do Canal , á medida que andávamos as cores das fachadas dos prédios contrastavam com o sol que de repente começava a raiar, este local tem algo de mágico que é difícil que explicar só mesmo sentir toda aquela harmonia envolvente dos quilómetros de história e conhecimento, Adorei Florença.

Começamos a ver os turistas a caminho de uma ponte e ai fomos atrás , Ponte Vecchio ( Ponte Velha) Desculpem mas esta é considerada a Ponte Mais rica do Mundo , é uma ponte em que de ambos os lados só há ourivesarias cheias de jóias, ouro e relógios que custam fortunas , é definitivamente só para os Ricos , bem até os Policias (Carabinieri) andam de AlfaRomeu topo de gama e com as suas fardas um pouco bichanadas. Passamos para o outro lado da ponte para ver onde ia dar , tem muitas Piazzas , Signoria, della Repubblica e a de Santa Croce são as mais conhecidas. Continuamos a andar a pé passamos á frente do Mosteiro não sei das quantas hehehe e ao fim da rua passamos para fora das muralhas da Cidade, Muralha essa que tem a Maior Porta feita em Madeira da Europa.

O tempo passou a correr , e decidimos dar meia volta para trás pois já estava a ficar de noite , apertou a fome encontrámos um happy hour de Piza com fatias a 1 €, isso é que foi encher o Bandulho….., depois ainda deu tempo para ver umas obras em exposição de Leonardo da Vinci com réplicas do trabalhos por ele idealizados , muito giro . Bem ficou a visita feita e é hora de voltar para Viareggio pois o Luca estava á nossa espera para jantar.
Chegámos a casa e Mariana ainda estava a trabalhar, ui que cheirinho bom , a Mãe de Luca tinha feito um Lombo de carne bastante apetitoso, e que saudades que tinha de comer carne sem ser em cima de pão com tomate …Jantar porreiro, bem regado com vários vilhos italianos , "Uzo" da Grécia e "limonchelo" que é tipo licor de limão caseiro feito pela mãe de Luca. Estava na hora de ir buscar Mariana e de voltar á geladaria Cavallini para mais geladinhos. Cheguei e Comi, e como comi gelados , eu já entrava dentro da loja e me servia , ui que saudades que vou ter disto…
Fomos deitar pois era a ultima noite em Itália , amanha á tarde partimos num comboio nocturno para a Suíça.

Obrigado Por tudo mariana e Luca.